Apenas ouro de investimento O ouro de investimento é um conceito financeiro definido pela União Europeia.

De acordo com a Diretiva 77/388/CEE, o ouro para investimento pode existir em três formas. Pode ser uma barra (ou lingote) ou um wafer de pureza igual ou superior a 995 milésimos, superior a 1 grama. Segunda forma possível: moeda cunhada após 1800, com pureza igual ou superior a 900 milésimos, tendo curso legal no país de origem e vendida a um preço não superior a 80% do valor da moeda. a moeda.

E também diz respeito, além do ouro físico detido por pessoas físicas, ouro representado por títulos (pelo menos 995 milésimos): certificados e contratos futuros ou a termo.

Qualquer produto reconhecido como ouro : sem IVA na compra. Lingotes e mini lingotes – Mesmo que incorpore um valor certo, o lingote tem algumas desvantagens: difícil de compartilhar para vendê-lo em pedaços, delicado para transportar, impossível de enviar por correio para os lingotes de mais de 100g (sem seguro superior a 5.000 euros de valor enviado), existência de lingotes falsos, etc.
https://blog.ourocambio.com/investimento-em-fundo-ouro/
Os dois pontos mais penalizadores dizem respeito à falta de liquidez e ao preço de revenda (impossível vender um lingote mais caro que seu valor em ouro). Os minis lingotes (10g, 50, 100g, 500g) são mais acessíveis, mas as restrições permanecem as mesmas do lingote.

E representam um investimento menos interessante que um lingote de 1kg, pois o prêmio pago na compra desses produtos pode não ser encontrado na revenda. Isso se deve ao fato de os profissionais comprarem de volta esse tipo de produto anônimo pelo peso do ouro sem nenhum valor agregado intrínseco.